Escrevendo

A escrita consiste na utilização de sinais para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana, e basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.

Começar a escrever pode ser desafiador e a maioria das pessoas fica indecisa como começar. O melhor conselho que eu posso dar é: escreva. Simplesmente escreva. Não precisa ser do início, você pode escrever de qualquer parte de sua ideia. O meu primeiro livro começou com uma briga entre os personagens principais e com base nisso, consegui idealizar a personalidade de ambos e desenrolar o resto da história.

Você pode escrever ao ar livre, em casa ou em cafeteria. Você pode escrever no ônibus pelo celular, como no meu caso ou você pode escrever no caderno a mão.

Uma ótima forma de criar histórias é começar a escrever coisas que você viu ou viveu. Veja cada experiência como uma mina de ouro. Aqueles momentos inesquecíveis da sua vida, micos e coincidências incríveis que ninguém nunca acreditaria. Histórias de sua avó e de sua tia. Aproveite-as e floreie, adaptando-as para seu livro. É uma forma de você começar por algo mais palpável.

Se você é um escritor iniciante, você pode começar a escrever milhares de histórias e não saber como terminá-las e é perfeitamente normal.  Ser autor é ter mente fértil e, por mais que todos tenhamos momentos de bloqueios de criatividade às vezes, você deve achar novas formas de continuar a escrever. O importante é se dedicar. Usar elementos que despertam a atenção e curiosidade do leitor.

Estude

Com o tempo, foque nas pequenas singularidades de sua história, estude seu enredo e os detalhes. Refine seu livro após escrevê-lo, a fim de torna-lo mais claro e menos propício a deixar o leitor confuso.

Veja por exemplo o que George R.R. Martin disse uma vez: “Eu penso que existem dois tipos de escritores, os arquitetos e os jardineiros. Os arquitetos planejam tudo antes do tempo, como um arquiteto constrói uma casa. Eles sabem quantos aposentos a casa terá, que tipo de telhado terá, onde os fios estarão passando, que tipo de encanamento terá… Eles têm a coisa toda projetada e desenhada antes mesmo de pregarem a primeira tábua. Já os jardineiros cavam um buraco, jogam uma semente e regam. Eles meio que sabem que tipo de semente é; eles sabem se plantaram uma semente de fantasia ou uma semente de mistério ou o que quer que seja. Mas conforme eles regam e a planta cresce, eles não sabem quantos ramos ela terá, eles descobrem isso conforme ela cresce. Eu sou muito mais um jardineiro do que um arquiteto.”

Como começar

Você pode começar a sua história lançando o personagem principal do seu livro em um mundo estranho e novo, como em Alice no País das Maravilhas ou O mágico de Oz. Neste novo mundo, ele vive e experimenta aventuras. Contextualizando, o seu personagem pode ingressar em um emprego novo, escola nova, mudança de cidade ou país, enfim, as alternativas são infinitas.

Sua história também pode começar com uma mudança interna que um personagem vive. Uma gravidez inesperada, um acidente, um trauma ou a perda de algum parente.

Histórias que ressaltam o fato de algo estar errado com o mundo também são ótimas chances de começar um livro e clássicos como Star Wars ou O Senhor dos Anéis são grandes exemplos deste modelo.

Título

Título é um nome ou expressão que se coloca no começo de um livro, em seus capítulos, em publicação jornalística, peça teatral, filme, música etc., que pode indicar o assunto ou simplesmente identificar, individualizar a obra ou o trabalho.

Após escrever chega a hora de definir seu título. Escolher um bom título não é uma tarefa a ser menosprezada. Seja em uma livraria ou na Amazon, o título certamente é um dos fatores que mais nos influencia na hora de escolher o que ler.

 Em alguns casos, o suspense do título funciona melhor e atrai mais do que a sinopse da história. Pode ser legal pedir que algumas pessoas de confiança leiam o livro para ajudar a batizá-lo. 

Lembre-se, o título perfeito é como um canto de sereia, atraindo os leitores para a sua história, por isso ele deve ser inédito, pois esta é a melhor maneira de se destacar da multidão.

Sinopse

Escrever uma sinopse é uma das tarefas que nós tendemos a evitar ou protelar, mas poucos sabem que a sinopse tem poder de impactar e gerar interesse no leitor.

Escreva a sinopse sempre na terceira pessoa e tente ser objetivo e vendedor. Quando a sinopse é curta e atrativa, o leitor pode se identificar e adquirir a obra, porém, quando o texto é longo, pode gerar falta de interesse. Ao escrever sua sinopse, faça-a incisiva. Menos é mais. Não lhes conte tudo, apenas o cerne dramático da história.

Dica para formular a sinopse

Toda história tem de começar em algum LUGAR, com algum PERSONAGEM em algum tipo de SITUAÇÃO até que acontece um CONFLITO que fará o desdobramento da história.

Lid Oliver
Lid Oliver

Leitora ávida e apaixonada por romances desde muito pequena, aos 26 anos resolveu retirar suas histórias da cabeça e passá-las para o papel. Romancista sim, mas muito fora do padrão de heroína passiva e uma representação superficial do personagem masculino. Corte de Lírios é o seu primeiro romance que já nos primeiros meses ganhou popularidade no wattpad com milhares de visualizações.

Deixe uma resposta